.mais sobre mim...
.Setembro 2006
Dom
Seg
Ter
Qua
Qui
Sex
Sab
1
2
3
4
5
6
7
8
9
10
11
12
13
14
15
16
17
18
20
21
22
23
24
25
26
27
28
29
30
.coisinhas recentes...

. Pausa...

. Parabéns...

. Ja chegámos...

. Encerrado

. 12 dias

. 1 mês

. Apetecia-me...

. Força Portugal....

. ....

. Ser mãe...

.coisinhas antigas...

. Setembro 2006

. Agosto 2006

. Julho 2006

. Junho 2006

. Maio 2006

. Abril 2006

. Março 2006

. Fevereiro 2006

. Janeiro 2006

. Dezembro 2005

. Novembro 2005

. Outubro 2005

. Setembro 2005

. Agosto 2005

. Julho 2005

. Junho 2005

. Maio 2005

. Abril 2005

.O outro cantinho
.subscrever feeds
blogs SAPO
online
Online casino
Sábado, 16 de Abril de 2005
Maior estudo mundial de ADN vai revelar a origem do Homem
Milhares de amostras de ADN vão ser recolhidas em vários países, incluindo Portugal, no âmbito do maior estudo genético mundial destinado a esclarecer como é que o Homem povoou a Terra, anunciaram os promotores do projecto.
Lançado pela organização científica National Geographic e pela empresa de tecnologias de informação IBM, o estudo, que custará 40 milhões de dólares, vai resultar na maior colecção de informação genética da população alguma vez reunida.
Segundo os promotores, que ainda não divulgaram a data concreta do início dos trabalhos, serão recolhidas em todo o mundo nos próximos cindo anos milhares de amostras de sangue para fazer análise de ADN (informação genética de cada pessoa).
O denominado Genographic Project pretende com este estudo responder a questões como "onde se fixou o homem nos últimos 60 mil anos?", "onde viveram os primeiros povos e por quanto tempo?", "para onde se deslocaram?", em suma, "de onde viemos e como cá chegámos?", explicam em comunicado os autores da iniciativa.
Para concretizar o projecto, as centenas de milhares de amostras de sangue recolhidas serão estudadas com recurso a sofisticados laboratórios e análises computacionais de ADN, explicou à Lusa uma fonte da empresa ligada ao projecto.
Esta iniciativa é liderada por um investigador norte-americano da National Geographic, o geneticista Spencer Wells, que há anos se dedica a estudar a história das origens da humanidade e as migrações através de análises de ADN.
Para levar a cabo o projecto, Spencer Wells, também antropologista, conta com uma equipa de cientistas internacionais e investigadores da IBM para fazer a recolha das amostras genéticas, análise de resultados e elaboração de relatórios sobre a origem genética do homem contemporâneo.
Num primeiro plano do projecto está o trabalho de campo, que consiste na recolha de pelo menos cem mil amostras de sangue de membros de tribos isoladas, através de dez centros distribuídos por todo o mundo.
"A recolha de amostras de sangue de populações autóctones é vital para o projecto, uma vez que o seu ADN contém marcadores genéticos-chave, que permaneceram relativamente inalterados ao longo de centenas de gerações", explicam os promotores.
"Por serem amostras de sangue muito puro em termos de ADN, são indicadores fiáveis dos padrões migratórios ancestrais", acrescentam.
Num segundo plano será recolhido e analisado o sangue de todas as pessoas que queiram participar no estudo e que terão que se inscrever num site a criar na Internet.
Os voluntários deverão depois adquirir um kit de teste e autorizar que os resultados obtidos sejam incluídos na base de dados, podendo posteriormente aceder também à sua árvore genealógica.
A empresa informática garante que a privacidade dos dados e o anonimato serão sempre assegurados, pelo que cada pessoa tem acesso aos resultados gerais do estudo, mas em particular só pode aceder aos dados da sua própria história, nunca de outra pessoa.
Como a base de dados resultante vai armazenar uma das maiores colecções de informação genética sobre a população alguma vez reunida, servirá também como um recurso sem precedentes para os investigadores e especialistas em genética, historiadores e antropólogos, refere o comunicado.
As descobertas irão sendo reveladas ao público e à comunidade científica através do site www.nationalgeographic.com/genographic e de um programa televisivo intitulado "à procura de Adão", que vai ser transmitido em todo o mundo através do canal National Geographic.
O trabalho inclui ainda uma componente de "missão" que consiste em ajudar a financiar futuras investigações e iniciativas de preservação educativa e cultural entre os grupos indígenas participantes, o que será possível através do dinheiro conseguido com a venda dos kits (por 100 dólares a unidade).

O Genographic Project não tem fins lucrativos e conta com o apoio financeiro da Fundação Waitt Family, um organismo que centra a sua atenção na evolução da humanidade.
escrito por sol13 às 15:23
link do post | espreita... | favorito
|
4 comentários:
De Anónimo a 30 de Outubro de 2005 às 12:28
hei!
tao ms afinal esse site papedir o kit de recolha ql é? eu curtia receber o kit i tal.organismo
(http://www.bolachadas.blogspot.com)
(mailto:)
De Anónimo a 23 de Abril de 2005 às 12:10
Tas lá! visita-meRita
(http://ritasimoess.blogs.sapo.pt)
(mailto:rita@iol.pt)
De Anónimo a 19 de Abril de 2005 às 20:21
Moça não consigo comentar no teu blog....
Mas tá fixe...uma fanática como ytu só podia ser de cinemasol13
</a>
(mailto:sfiao@iol.pt)
De Anónimo a 19 de Abril de 2005 às 13:12
Já podes espreitar o meu blog.
amagiadocinema.blogs.sapo.pt.
BjocasRita Alexandre
</a>
(mailto:ritalexandre@hotmail.com)

Comentar post